Miguel Ângelo Laporta Nicolelis
Coordenador da Equipe Científica


O Prof. Dr. Miguel Nicolelis é graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984), com doutorado em Fisiologia Geral (1989) e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de Hahnemann, na Filadélfia. Desde 1994, é professor do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos. Em 2003, Dr. Nicolelis retornou ao Brasil com a ideia de usar a ciência como um agente de transformação social e econômica, tendo o estado do Rio Grande do Norte como início desse projeto, do qual nasceu a AASDAP.
É fundador e preside voluntariamente a AASDAP desde sua criação, em 2004.

Adriana Ragoni Jorge Ferreira
Coordenadora de Laboratório

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina e mestrado em Psicologia, área de concentração em Neurociências e Comportamento, pela Universidade de São Paulo. De 2003 a 2005, trabalhou como Técnica Associada em Pesquisa no Departamento de Neurobiologia da Duke University, em Durham, NC, EUA. De 2005 a 2011, foi Coordenadora de Laboratório da AASDAP em Natal. Desde janeiro de 2016, é Coordenadora de Laboratório da AASDAP em São Paulo.

Ana Rita Cortelli Donati
Médica Fisiatra

Médica responsável na área de reabilitação física de pacientes com lesão medular no Projeto Andar de Novo. Possui formação na Faculdade de Medicina do ABC, com residência em Medicina Física e Reabilitação na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), onde atua até hoje com pacientes com lesão encefálica.

Aurelie Selfslagh
Engenheira/ Aluna Mestranda

Engenheira eletromecânica, graduada pela Université Catholique de Louvain, Bélgica (2013). Iniciou seu mestrado
na École Polytechnique Federale de Lausanne, na Suíça, com especialização em neuropróteses. Durante seus estudos,
Aurelie teve a oportunidade de trabalhar nas estratégias de redução da fadiga para a estimulação elétrica neuromuscular
e na aplicação de um dispositivo portátil para monitorar a atividade física. Aurelie realiza seu projeto de mestrado no laboratório da AASDAP do Projeto Andar de Novo, atuando na integração de estimulação elétrica funcional para a reabilitação.

Débora da Silva Fragoso de Campos
Fisioterapeuta

Fisioterapeuta sênior com especialização em Reabilitação Neurológica pela Universidade de São Carlos. Atua no Projeto Andar de Novo, no Laboratório de Neuroreabilitação da AASDAP. Possui vasta experiência em análise da marcha tridimensional, movimento biomecânico e tratamento neuroevolutivo; ministra palestras no curso anual de Análise de Marcha da, AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), e é certificada pela empresa Hocoma para a instrução de uso do equipamento de reabilitação Lokomat.

Nathan Maia Prado Rios
Técnico de Laboratório

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Paulista UNIP (2015).
No Projeto Andar de Novo atua no suporte em Active Directory, Videoconferências e Gerenciamento e Monitoramento de Redes.

Patrícia Baptista Augusto
Psicóloga

Psicóloga clínica pela Universidade Paulista (UNIP), bacharel em Psicologia (1992), especialista em Psicologia Hospitalar (2002) e pós-graduada em Psicossomática pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos. Possui experiência profissional há 20 anos em atendimentos a pacientes terminais com câncer de mama e ginecológico, no Hospital Pérola Bygton (Centro de Referência da Saúde da Mulher) e em atendimentos a portadores de deficiência física na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente); é membro da Sociedade Brasileira de Lesão Medular.

Sabrina Bauléo de Almeida
Fisioterapeuta

Fisioterapeuta pela Universidade Paulista UNIP (2000); especialista em Tecnologia Assistiva pela
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Atua no Projeto Andar de Novo, no Laboratório de Neuroreabilitação da AASDAP. Realizou curso do método Bobath, nas modalidades Infantil, Adulto e Baby Course. Atua, também, com Fisioterapia Infantil na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Solaiman Shokur
Pesquisador Sênior

Pesquisador sênior do Projeto Andar de Novo desde janeiro de 2014. Obteve doutorado em Interface Cérebro-Máquina (ICM) baseado em Realidade Virtual no Laboratório de Sistemas Robóticos do Instituto Suíço de Tecnologia, em Lausanne. Como cientista visitante no Monkey Lab, na Universidade de Duke (EUA), colaborou com a primeira interface cérebro-máquina com feedback sensorial em uma ICM bimanual. Seus interesses em pesquisa incluem restauração das funções motoras e sensoriais por meio de ICM, com um foco particular no estudo da mudança de representação corporal no nível cortical, após uso extensivo de ICM e sua aplicação para fins de reabilitação.

Vania Andréa Sousa Braga
Enfermeira

Graduada em Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) e especialista em
Reabilitação em Deficiência Física e Gestão Organizacional de Centro de Reabilitação pela
Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD.