AASDAP

A Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em abril de 2004, que tem como objetivo a gestão de recursos públicos e privados para a implantação de projetos sociais e de pesquisas científicas.
Reconhecida e aprovada pelo Ministério da Justiça brasileiro, a AADASP recebeu a certificação de Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), atuando na promoção do desenvolvimento humano e social.

Missão
Promover pesquisa e educação científica com o compromisso de propiciar estudos e resultados capazes de atuarem na transformação social e na melhora da qualidade de vida da sociedade.

Visão
Fundamenta-se na concepção de que a ciência de ponta pode, em países em desenvolvimento como o Brasil, servir como um poderoso agente de transformação social e econômica.

Nossa História

A partir da ideia inicial do neurocientista Miguel Nicolelis, a AASDAP foi responsável pela implantação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), criado com a missão de promover a realização e o crescimento da pesquisa científica de ponta de modo a contribuir para o desenvolvimento educacional, social e econômico do Rio Grande do Norte e de toda região nordeste do Brasil.

Fachada IINN-ELS_site port

Fachada do primeiro prédio do Instituto Internacional de Neurociência de Natal – Arquivo AASDAP/2007


 

A estrutura criada em 10 anos de atividade consiste em:
•  Três Centros de Educação Científica, que oferecem educação científica a 1400 jovens/ano de escolas públicas, com unidades em Natal e Macaíba, no Rio Grande do Norte, e Serrinha, na Bahia;
•  Uma Unidade de Saúde para cuidados materno-infantis, em funcionamento desde 2008, em Macaíba;
•  Dois Centros de Pesquisa, um que funcionou em Natal, de 2005 a 2014 e outro em funcionamento, desde 2008, em Macaíba, onde são desenvolvidos estudos sobre o funcionamento cerebral e alguns distúrbios neurológicos específicos.

Novas trajetórias

Para garantir a sustentabilidade dos projetos, a AASDAP firmou em 2014 um Acordo de Cooperação Científica com o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD). Esse acordo teve como objetivo estabelecer e regulamentar as bases de um programa de ampla cooperação e intercâmbio educacional e científico. A partir de então, o ISD passou a gerir essas unidades que estavam sob responsabilidade da AASDAP.

Permanecem sob gestão da AASDAP o Projeto Andar de Novo, o InCemaq, e o projeto Cientistas do Futuro.