WCNR_DrMiguel_

Equipe científica do Projeto Andar de Novo participa do 9° Congresso Mundial de Neuroreabilitação – WCNR 2016

A equipe do Projeto Andar de Novo representada pela médica fisiatra, Dra. Ana Rita Donati; pelo pesquisador sênior, Dr. Solaiman Shokur e pelo coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Miguel Nicolelis, apresentou três trabalhos no 9° WCNR – World Congress for NeuroRehabilitation, nos dias 10 a 13 de maio, na Filadélfia.

Sob o tema “DA CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE”, a nona edição do evento – organizado pela Federação Mundial de Neuroreabilitação (WFNR) a cada dois anos – promoveu um encontro multidisciplinar para mais de mil pesquisadores, entre eles neurocientistas, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc., que atuam na reabilitação neurológica em todo o mundo, a fim de debaterem acerca da integração do paciente e sua inserção na sociedade.

Dra. Ana Rita Donati apresentou o trabalho intitulado “Improvement of Trunk Stability in Chronic Paraplegic Patients After Long-Term Training with Robotic Orthotic Trainers“. Trata-se de uma técnica desenvolvida na AASDAP que avalia a estabilidade do tronco em pacientes com lesão medular.

O estudo consiste no desenvolvimento de uma técnica precisa e confiável que quantifique a melhora dos pacientes na estabilidade estática e dinâmica, essenciais nas suas atividades diárias, tais como vestuário, transferência de/ou para uma cadeira de rodas, de pé, etc.

Elaborado em conjunto com as fisioterapeutas da AASDAP, Débora Campos e Dora Fisher, o estudo utiliza uma medida clínica conhecida como Thoracic-Lumbar Control Scale (escala de controle torácico-lombar), associado ao rastreamento corporal em 3D e a eletromiografia de superfícies (EMG).

 

DrSolaiman_1150X613

Dr. Solaiman Shokur apresentou o trabalho intitulado “Tactile Feedback Restoration Using Sensory Substitution in Chronic Paraplegic Patients“, demonstrando um novo paradigma para a reprodução de feedback somatosensorial de membros inferiores em pacientes paraplégicos, através do remapeamento de sensações táteis da perna/pés obtido pelo antebraço dos pacientes.

O estudo indica que a prática do feedback leva a mudanças em nível cortical da representação do próprio corpo do paciente.

DrMiguel_1150x613

O Prof. Dr. Miguel Nicolelis conduziu uma das mais esperadas apresentações do WCNR 2016, intitulada “Brain-Machine-Interface Based Neurorehabiltation Induces Partial Neurological Recovery in Paraplegic Patients“, que revelou as primeiras evidências de melhoria sensório-motora em seis participantes com lesão medular, após 24 meses de neuroreabilitação, baseada em interface cérebro-máquina.