simpósio_capa

Estudo de matrizes de microeletrodos é tema de apresentação dos alunos do Cientistas do Futuro em Simpósio de Neuroengenharia

Os jovens alunos do Programa Cientistas do Futuro podem se orgulhar de ter apresentado um estudo, oralmente, diante de uma plateia formada por cientistas, pesquisadores e acadêmicos, durante o II Simpósio de Neuroengenharia, promovido pelo Instituto Internacional de Neurociência Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

O que isso significa, entretanto, vai muito além do certificado de participação. Para muitos, inclusive, a inserção na vida acadêmica só acontece na universidade, ainda que o aluno esteja disposto a participar de congressos de pesquisa científica. Com os alunos do Programa Cientistas do Futuro, isso tornou-se uma prática cotidiana, onde a ciência é o objetivo comum desses jovens, que já colhem os frutos desta experiência.

Sob o tema “Estudo teórico e prático da construção de matrizes de microeletrodos para implante no motor primário (M1) de ratos”, os alunos do Cientistas do Futuro apresentaram uma metodologia utilizada na produção das matrizes e como ela pode ser futuramente aplicada em experimentos de registro de atividade elétrica neuronal com animais.

Sob supervisão de André Luiz Guedes de Sousa, os alunos Gabriel Rodrigues Barbosa, Savio Santos de Oliveira Silva, Dayane Pereira Duarte, Amanda Pereira Freire, Josevânia Stefany Oliveira da Silva, Isabel Gilmara Dantas Ribeiro, Jhonnys Mackenzy da Silva Rocha, Kelliene da Silva Gurgel, Maria Isabel da Silva, Jéssica Winne Rodrigues de Freitas e Bruno Braz Garcia, deixaram o recado deles sobre a participação no evento. Confira no vídeo a seguir:

 

 

Para o pesquisador e integrante da comissão organizadora do simpósio, Dr. Edgard Morya, a participação dos alunos do Cientistas do Futuro no evento reflete a aproximação da ciência com a comunidade e estimula o interesse de outros alunos em Macaíba.

Atualmente, os alunos do Programa estão envolvidos com métodos inéditos em reabilitação motora, utilizados no Projeto Andar de Novo.

simpósio_gal1

 

Sobre o evento

O Simpósio de Neuroengenharia, organizado pelo IINELS, acontece semestralmente, contando com a participação da comunidade científica, pesquisadores, professores e alunos do ensino médio, no intuito de promover as pesquisas e estudos científicos de Neuroengenharia, compartilhando conhecimento e difundindo, no cenário internacional, o Rio Grande do Norte como grande polo em pesquisas da área.

Saiba mais sobre o evento aqui.